Casa de Bonecas

/ TEATRO

Casa de Bonecas

Encenação do clássico texto de Henrik Ibsen, com versão do diretor argentino Daniel Veronese.

O espetáculo estreou em 2009, em Buenos Aires, com reconhecimento de público e crítica, arrebatando prêmios na Argentina e em outros países. No Brasil, a montagem é produzida pela Cia. Movimento Carioca de Teatro e protagonizada pelos atores Miriam Freeland e Roberto Bomtempo.

Com figurinos, iluminação e trilha sonora minimalistas, esta versão de “Casa de bonecas” coloca os conflitos, os dramas e a relação familiar em primeiro plano. O diretor aposta no encontro texto/ator/plateia, em um cenário que traz o público para “dentro da casa”, incluído nas discussões, risos, provocações, dores e emoções das personagens.

Com tema extremamente atual, “Casa de bonecas”problematiza o lugar da mulher na sociedade patriarcal e faz eco com inúmeras discussões sobre o tema. O espetáculo esteve em cartaz no CCJF – RJ e comprovou a importância do mesmo no nosso cenário teatral brasileiro.

Uma releitura contemporânea que questiona e desafia as propostas do texto original, subvertendo e ressignificando a obra escrita há mais de 120 anos. Essa provocação é o que move o espetáculo e o insere no século XXI.

SINOPSE

Texto: Henrik Ibsen
Versão e Direção original: Daniel Veronese
Direção montagem brasileira: Roberto Bomtempo e Symone Strobel
Elenco: Roberto Bomtempo, Miriam Freeland, Anna Sant’Ana, Leandro Baumgratz e Regina Sampaio
Iluminação: Gonzalo Martínez
Cenário: Franco Battista e Ariel Vaccaro
Direção de Produção: Miriam Freeland e Valéria Alves

FICHA TÉCNICA

GALERIA

CLIPPING

HISTÓRICO

CRÍTICA

“A montagem de Casa de Bonecas (...) respeita os preceitos do realizador que assina a adaptação. Não há trilha sonora, a luz é chapada e o cenário beira a indiligência. A magia fica a cargo dos atores e do drama que se desenrola no palco. E ela acontece (...) Roberto Bomtempo e Miriam Freeland dão um show.”

“(...) O texto é marcado por expressões ao feminismo, chantagem e ambição, caindo como uma luva nas mãos de um elenco bem preparado. Para se ter uma ideia, (...) Miriam Freeland solta palavras rápidas em meio a mistura das falas de outros personagens sem perder a linha que o texto pede, além de uma performance estupenda.”

“(...) essa versão de Casa de Bonecas tem direção brilhante (...) cujo alto nível se vê na qualidade do conjunto de interpretações. (...) Eis aqui um dos pontos altos da programação teatral carioca nessa temporada!”

Rua Guilhermina Guinle, 296/503

Botafogo – Rio de Janeiro – RJ

Brasil

CEP 22270-060